terça-feira, 13 de agosto de 2013

Homenageados da Campoesia 2013

Alice Gödke
Professora aposentada, formada em Letras – Português / Inglês (TUIUTI), tem pós-graduação em Interdisciplinaridade na Educação Básica (IBPEX), Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (Bagozzi).

"Iniciei minha carreira como professora municipal na Escola Padre Natal Pigato em Ferraria, depois no Colégio Estadual Djalma Marinho, também pelo município, e logo a seguir pelo estado também. Continuando então, no Colégio Sagrada Família do qual me aposentei em 2012. Trabalhei no Colégio Estadual DR. Leniro Bittencourt por alguns anos e no Colégio Cenecista Presidente Kennedy, hoje Faculdade, por doze anos. Colégios, dos quais me orgulho de ter contribuído para a educação de milhares de jovens, cuja maioria hoje segue seu caminho profissional e pessoal também servindo de exemplo a tantos outros. Pessoas que ainda encontro e tenho o prazer de ser reconhecida por eles, uma vez que mudam bastante através do tempo. Sempre dando graças a Deus por terem existido em meu caminho pois, além de ensinar eu também aprendi muito com eles, sendo esta a nossa missão principal de educadores. Locais de trabalho nos quais fiz milhares de amizades que hoje me trazem saudades paralelamente a alegria por ter sido tão feliz junto a todas elas. Quanto a escritora que hoje sou, teve início desde muito criança quando eu já recitava poesias na escola, escrevia longos textos e lia muitos livros que ganhava dos familiares. A paixão por ensinar se manifestou muito cedo em minha vida, e com muita determinação eu sempre afirmava ser professora no futuro. Mas, como escritora declarada eu devo aos responsáveis pelo jornal : Folha de Campo Largo, especificamente à ex aluna Kelly Artigas, cujos pais na época publicaram meu poema sobre a pátria. Desde então nunca mais parei de publicar meus textos e afirmo com orgulho e alegria ter sido eles os responsáveis pelo início de minha então carreira de escritora. Mas, a continuação disso tudo devo também ao convite do Professor Haroldo Wöhl em 2006 para ser cronista do Jornal O Metropolitano ( hoje Diário Metropolitano ) para o qual ainda continuo a escrever. E agradeço pela oportunidade de poder me expressar. Atualmente, sou presidente da Associação Centro de Letras de Campo Largo, cujo objetivo é incentivar a cultura desta cidade, sempre à procura de novos talentos e de novos projetos. A cultura faz parte de minha vida desde que me entendi como gente."





Miguel Angel Almada

Nascido na Argentina, formado em Economia – Comércio Internacional e formado como Professor de História e Geografia. Escreve desde os 11 anos. 

No ano de 2006 radicou-se na cidade de Campo Largo - Brasil. Atualmente ocupa a cadeira nº 17 da Academia Paranaense da Poesia; tomou posse como Sócio Efetivo do Centro de Letras do Paraná; é Fundador da Academia Campolarguense da Poesia e seu Presidente. Foi um dos Fundadores do Centro de Letras de Campo Largo; delegado Municipal da União Brasileira de Trovadores em Campo Largo. 

Tem ganhado vários Prêmios em concursos Internacionais de Trovas - Jogos Florais. Tem um poema intitulado: Romance de Homens Valentes, que se encontra em exposição permanente no Museu Histórico de Campo Largo.

Seus poemas são publicados por vários Jornais. Foi Homenageado pela Câmera de Vereadores de Campo Largo, que outorgou- lhe “A Placa de Honra ao Mérito” por sua trajetória como Poeta. Foi homenageado pela Câmera de Vereadores de Curitiba, e também pela Câmera de Deputados do Estado do Paraná, com Diploma de Honra. 

Gosta de escrever poemas para Campo Largo, Curitiba e Buenos Aires (Argentina), as três cidades que ama profundamente. No fim do ano de 2011 escreveu um poema que acompanhou até o Museu do Louvre (Paris) o quadro “Os Colibris”, do jovem e internacionalmente conhecido artista plástico “Di Ferra”, que fora convidado pelo Museu do Louvre para expor especialmente este quadro.






Jurandir Barbosa
Poeta, escritor, Jornalista (MTB: 0066402SP) e Editor (Reg. 64.471), é natural da cidade de Montes Claros-MG, mora em São Paulo-SP e trabalha na Editora Catrumano do Brasil, onde como editor publicou e organizou dezenas de livros.

Autor dos livros Poesia X (1998), Cores & Esquinas (2008), Atrito (2010), Quase Verbo (2012) e Outras Pelejas (2013). Jurandir Barbosa também é o coordenador do Projeto “Livros para a África + Timor”, projeto que visa arrecadar obras tanto literárias quanto didáticas junto a escritores, editoras e sociedade civil, que serão doados a países como Guiné Bissau, Moçambique, Timor Leste, Cabo Verde e Angola. Países de Língua Portuguesa. Em 2005 organizou e coordenou o Projeto “Ler Para Crescer” e tendo arrecadado mais de três mil livros que foram doados a bibliotecas públicas de sua cidade natal.

Conterrâneo dos imortais Ciro dos Anjos e Darcy Ribeiro, este nortemineiro publicou e lançou recentemente a antologia “Poetas de Uma só Língua – Encontro de Poetas da Língua Portuguesa”, antologia que reúne poetas do Brasil, Angola, Portugal, Moçambique e Guiné Bissau”, já organizando o Volume II da antologia com a participação de mais quatro países falantes da língua (Cabo Verde, Macau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste).

Em parceria com o músico e poeta cuiabano Roberto Auad, lança neste segundo semestre a performance “Duo Concrebeat em Solos Marginais” que irão apresentar em seis capitais do país.




Deomídio Macedo
Natural de Guanambi - BA, Ator DRT nº 2274/2000, residente em Salvador - BA, inscrito no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia. Administrador; pós-graduado Lato Sensu MBA em Gestão Pública - Desenvolvimento e Economia Regional pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia - FUNDACE.

Iniciou sua carreira artística no ano de 1993, no Grupo Artístico Bem-Te-Vi Guanambi, da UNEB - Universidade do Estado da Bahia, Campus XII, Diretora Cláudia Dinaali. O qual apresentou várias Peças Teatrais, como: Corpo Estranho; A Revolta dos Brinquedos de Pedro Veiga e Pernambuco de Oliveira; Medeia (Lenda Grega a.C.); O Rapto das Cebolinhas de Maria Clara Machado; Deus Lhe Pague de Joracy Camargo e Qualquer Gato Vira Lata Tem Uma vida Sexual Mais Sadia Que a Nossa, de Juca de Oliveira.

Interpretou o Coronel Joaquim Dias Guimarães, em LEOCÁDIA, O FILME longa metragem, enredo acontecido no século passado na cidade de Guanambi - BA. De 04 a 12 de outubro de 2009 fez o lançamento do seu livro romance “Homem Nu Vestido de Afeto”, no Centro Cultural Hermes de Paula, auditório Cândido Canela, em Montes Claros– MG. No ano de 2010 Publicou o livro de poemas NATUREZA, DIVINO AMOR em Guanambi – BA.

Vice-Presidente Nacional da Confraria Artistas e Poetas pela Paz – CAPPAZ; membro do movimento Poetas del Mundo; Membro da Academia de Letras Brasil / Suíça; Membro correspondente da Academia Guanambiense de Letras; Participa do Projeto Fala Escritor Salvador – BA.

Está em cartaz com a peça teatral monólogo “Preconceito, nem pensar!”

Facebook: Deomidio Macêdo
Orkut: Baltazar – 90 anos II




Rogério Salgado 
Poeta. Natural de Campos dos Goytacazes\RJ. Reside em Belo Horizonte\MG desde 1980. Tem trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Com 38 anos de carreira poética comemorado em 2013, tem mais de 20 livros publicados, sendo o mais recente “SaiS”.

Virgilene Araújo
Natural de Januária\MG. Vive em constante reflexão e decidiu buscar a felicidade no mais simples, mas sempre na perspectiva do pensamento complexo.

Ambos são os criadores e realizadores do Belô Poético – Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte, que em 2014 estará na sua 10ª edição.

Contatos: 
poetarogeriosalgado@yahoo.com.br
virgilenearaujo@gmail.com




Mavot
Poeta, escritor foi diretor da ASSESA de 1998 a 2000 , presidente em 2000 a 2002 . Diretor e apresentador da APOECAL de 2001 a 2003 atuando na área literária há muito tempo tendo participado de antologias , saraus , recitais entre outras . 

Estudou filosofia na FAI (Faculdades Associadas Ipiranga) foi seminarista SCJ e Arquiodiocesse de São Paulo . Lecionou na rede publica e particular atualmente apresenta o Sarau do Mercado na Casa de Cultura de Santo Amaro, São Paulo.

Um comentário: